A Nutrição funcional é uma abordagem preventiva e terapêutica adaptada que compreende a relação entre os diferentes sistemas do nosso organismo (cardiovascular, digestivo, imunitário, nervoso, entre outros).
Um dos seus objetivos será avaliar sinais e sintomas de acordo com a individualidade bioquímica de cada pessoa e assim, detetar desequilíbrios que podem conduzir a doenças.
A nutrição funcional, ao incorporar a relação entre a fisiologia, fatores genéticos e bioquímicos individuais que determinam o funcionamento do organismo e as necessidades nutricionais, que por sua vez, interagem com fatores ambientais (incluindo hábitos alimentares, toxinas, poluentes, stress mental e atividade física) traz uma prática avançada em avaliação, diagnóstico, tratamento e monitoramento nutricional utilizando ferramentas práticas e personalizadas, com o objetivo de promover a saúde.
Assim, conseguimos identificar os alimentos que funcionam para cada pessoa e os que podem provocar desequilíbrios orgânicos e doenças, permitindo a elaboração de planos alimentares individualizados. Estes planos irão auxiliar o organismo a funcionar plenamente, aumentando o bem-estar geral dos pacientes.